Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Por que a Copa do Mundo será disputada em novembro e dezembro?

A Copa do Mundo de 2022 acontece no Qatar e isso não é novidade alguma, porém, uma questão dessa copa vem atraindo dúvidas dos apaixonados pelo futebol do mundo todo. A competição mais importante do futebol vai acontecer em novembro e dezembro, e não no meio do ano, como é habitual, quando acontecem as férias da temporada europeia.

Essa mudança ocorreu devido às altas temperaturas que o Oriente Médio enfrenta durante o verão, a média passa de 41ºC, o que atrapalharia a vida dos atletas. A entidade chegou a garantir estádios climatizados para a disputa da competição, porém, as grandes médias ainda podem ser prejudiciais para os torcedores e atletas fora dos palcos dos jogos.

No entanto, as construções ainda devem ter estruturas climatizadas. Apesar de não chegar à médias de temperatura tão elevadas, o inverno no Qatar também apresenta altas temperaturas, mesmo que não tão frequentes.

Copa do Mundo deve afetar calendários do futebol

A competição máxima de Seleções acontece entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, onde estão marcados o pontapé inicial e a grande final, respectivamente. Essas datas incomuns na realização do torneio devem afetar os calendários na Europa e na América do sul.

Tradicionalmente, a Copa do Mundo acontece no meio do ano, entre as temporadas europeias, o que facilita no calendário dos países de lá. Porém, a UEFA terá que fazer algumas alterações para que os jogos das suas competições não coincidam com o andamento da Copa. A Conmebol também terá que lidar com o novo modelo.

Confira as 32 Seleções classificadas para a disputa da Copa do Mundo:

Grupo A: Qatar, Equador, Senegal e Holanda
Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales
Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia
Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia
Grupo E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão
Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia
Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões
Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul