O Esportivo e o Avenida garantiram, nesse domingo (10), suas vagas na primeira divisão do Campeonato Gaúcho de 2023. Os dois clubes passaram das semifinais da segunda divisão e vão disputar o jogo de ida da final no final de semana.
O Esportivo venceu por 1 a 0 na partida de ida da semifinal, e no jogo de volta ficou no empate em 1 a 1 e garantiu a vaga. O Avenida duelou contra o Passo Fundo e, depois do empate na primeira partida, ganhou por 1 a 0 e se classificou.
Com a definição dos dois times no Campeonato Gaúcho, a competição já sabe quais serão os 12 participantes. Além de Esportivo e Avenida, os outros 10 times são os remanescentes que não foram rebaixados em 2022.
Os participantes do Campeonato Gaúcho 2023:
Internacional segue focado no Brasileirão
O Internacional mantém o foco no segundo semestre da temporada e quer manter o bom desempenho no Campeonato Brasileiro. O clube está em busca de reforços na janela de transferências para dar mais opções ao técnico Mano Menezes.
Além disso, o Colorado quer se livrar de alguns jogadores do elenco para diminuir o custo da folha salarial. O meia Boschilia, por exemplo, tem contrato até dezembro de 2022, salário de R$ 400 mil mensais e é pouco utilizado pelo treinador.
O Internacional está preparando uma barca com até seis saídas para a janela de transferências. Alguns jogadores estão fora dos planos da direção e comissão técnica, então a tendência é de que deixem o clube para abrir espaço na folha salarial.
O Colorado acredita que existe um excesso de jogadores no elenco e a expectativa é de que permaneçam cerca de 30 até o final da janela. Para que isso aconteça, a direção precisa lidar com a situação de alguns atletas.