A Rede Globo começou os preparativos para a transmissão da Copa do Mundo no Catar. Na última sexta-feira (5), a emissora divulgou a lista de jornalistas que serão enviados para a cobertura da competição, entre novembro e dezembro.
Ao todo, a emissora enviará 80 nomes do núcleo esportivo (nomes que não estão ligados ao esporte foram descartados por causa da alta do dólar e da pandemia). A Globo enviou uma equipe mais enxuta em relação aos anos anteriores.
Os principais nomes da emissora serão os narradores Galvão Bueno e Luis Roberto. Cleber Machado será um dos desfalques. O jornalista estava presente em todos os mundiais desde 1994.
Além dos nomes divulgados para narrador, a comentarista Ana Thaís Mathos será uma das novidades. A equipe de transmissão da Seleção Brasileira será ocupada por Galvão Bueno, Júnior e Caio Ribeiro.
A Grande novidade da Rede Globo para o evento será a produção diária do Central da Copa, que terá informações sobre os ocorridos durante a Copa do Mundo. O torneio será a prioridade da emissora nos últimos dois meses do ano, com 56 dos 64 jogos sendo transmitidos.
Copa do Mundo será o último trabalho de Galvão Bueno
Após 41 anos de serviços para a Rede Globo, o narrador Galvão Bueno anunciou no início do ano que está se despedindo da emissora. O locutor afirmou que a Copa do Mundo no Catar será a última transmitida por ele na televisão.
Em fim de passagem na Rede Globo e com uma menor demanda para narrar os jogos, Galvão Bueno teve uma diminuição salarial. O narrador era um dos mais bem pagos da emissora, mas teve uma redução em 2022 e passou a ganhar R$ 800 mil por mês (antes recebia R$ 5 milhões).