A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar e terminará uma semana antes do natal. A competição terá início no dia 21 de novembro e termina em 18 de dezembro, ou seja, acaba sete dias antes de uma das datas mais esperadas do ano.
A Fifa determinou, através de votação no Congresso Ordinário da FIFA realizada em 2010, que a competição será disputada em um país que sediará o torneio pela primeira vez na história. O Catar se preparou nos últimos anos e foi definido que a Copa ocorrerá no fim do ano.
Essa mudança na data ocorreu devido às altas temperaturas que o Oriente Médio enfrenta durante o verão. A média passa de 41ºC e isso atrapalharia a vida dos atletas. A entidade chegou a garantir estádios climatizados para a disputa da competição, porém as grandes médias ainda poderiam ser prejudiciais.
“Tivemos de nos adaptar a muitos obstáculos, mas tudo estará pronto a tempo para um grande evento”, disse Hassan Al Thawadi, CEO do Comitê de Entrega e Legado da Copa do Catar, durante entrevista após o sorteio dos grupos do Mundial.
Catar sofreu mudanças extremas para a Copa do Mundo
Além da alteração na data, o país mudou a capacidade do aeroporto local para que os 1,5 milhão de visitantes previstos possam estar presentes no Catar. Além disso, diversas melhorias foram realizadas no local para se adaptar ao grande número de pessoas que vão chegar no final do ano.
Para reduzir os congestionamentos, além da rede de metrô e bondes, foi aumentada a capacidade das estradas que levam aos estádios mais distantes, como o Al-Bayt, que fica a 60km de distância. O país contou com uma infraestrutura de US$ 229 bilhões (R$ 1,2 trilhão) para as melhorias.