A Copa do Mundo no Catar terá início em novembro e a bola oficial da competição já entrou em campo no país-sede. Ela está sendo utilizada na atual temporada da Qatar Stars League e alguns brasileiros já testaram o modelo.
A ESPN ouviu alguns atletas que atuam no país e já jogaram com a bola, que recebeu o nome de Al Rihla. O zagueiro Lucas Mendes, que atua no Catar pelo Al-Wakrah, disse que não percebeu muita diferença para as outras bolas.
“A impressão que tive é de que a bola é um pouco menor que as normais, mas talvez seja só uma impressão minha. O peso dela eu achei normal, ou pouca coisa mais leve por ter achado que é um menor. Mas no mais é o padrão do que os jogadores estão acostumados na Europa”, disse o brasileiro.
Conforme dito pelo defensor, a bola não deve atrapalhar os atletas que estão atuando no futebol europeu. Os modelos utilizados no velho continente já são parecidos com a Al Rihla, que não deve trazer preocupação como a Jabulani, utilizada na Copa da África de 2010.
“Uma bola Adidas, é bem parecida com a que eu jogava na França. Os jogadores estão bem acostumados”, disse Lucas Mendes.
Copa do Mundo vai começar um dia antes
A Copa do Mundo de 2022 será antecipada em um dia por conta de um pedido do país-sede, o Catar. O torneio deixará de começar em 21 de novembro e será iniciado no dia 20 (domingo). A mudança fará o evento ter 29 dias no total.
O Catar pediu a alteração para que possa fazer a abertura da Copa do Mundo contra o Equador, com o objetivo de dar mais visibilidade ao evento. Antes, o torneio seria iniciado com Senegal e Holanda, no dia 21, e os anfitriões estreariam apenas no terceiro jogo.