O lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, virou réu em processo criminal devido a suposta injúria racial contra o volante Edenilson, do Internacional. A situação ocorreu no empate em 2 a 2 no dia 14 de maio, no estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.
O recebimento da denúncia é o início do processo. O acusado terá que responder à acusação, por escrito, no prazo de dez dias. O juiz vai começar a apurar os primeiros detalhes do processo e depois vai avançar nas decisões.
Logo depois, a audiência será realizada e surge como uma oportunidade para que as testemunhas apresentem todas as provas. Após isso, o juiz abre prazo para a apresentação das alegações finais, tanto por parte do Ministério Público quanto a defesa. A sentença será dada em seguida.Após a decisão, as partes poderão recorrer caso não estejam satisfeitas.
A denúncia foi recebida pelo juiz Marco Aurélio Martins Xavier, da 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, na última terça-feira (30). O processo ainda está nas partes iniciais.
Edenilson pode disputar a Copa do Mundo
Em baixa no Internacional, Edenilson é um dos atletas que está na pré-lista do Técnico Tite, que conta com 45 jogadores. A informação é do repórter Lucas Dias, da Rádio Bandeirantes. O volante foi convocado no ano passado e Tite já revelou que ele está no radar da Seleção.
“A retomada do atleta em alto nível, pode. O Edenilson retomando alto nível pode. Algum atleta que se confirme e cresça no potencial. Faltam 100 dias da Copa. É muito tempo. Pode acontecer, sim”, afirmou o treinador.
Apesar de estar no radar da Seleção Brasileira, Edenilson está no banco de reservas do Colorado desde a eliminação nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O atleta sofre críticas da torcida e perdeu a titularidade para Johnny.