Ganhou a Libertadores com o Inter e agora segue os passos de Clemer
Um dos maiores campeões na história do Internacional tomou um novo rumo em sua carreira e surpreendeu a torcida colorada. O goleiro Renan, que foi campeão da Copa Libertadores da América em 2006 e 2010 com o time, além do Mundial de Clubes de 2006, decidiu seguir os passos de Clemer, titular da posição em 2006, e virar treinador de futebol.
Na parte de fora dos gramados, o goleiro histórico do Internacional agora é técnico do time Sub-17 do Barra, de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em entrevista recente ao Uol Esporte, o mais novo comandante do futebol comentou como foi a escolha para se mudar os rumos da carreira.
“A verdade é que a escolha foi bem feita, o processo também foi de uma maneira mais gradativa e benéfica para minha saúde mental e para aos poucos me sentir mais confiante para encarar o futebol agora como técnico”, começou Renan.
Ex-Inter foi atrás de especialização enquanto era jogador
Rena também conta que começou os cursos enquanto ainda era jogador. “Já vinha há algum tempo amadurecendo essa ideia de seguir no futebol. Primeiro passo foi buscar cursos para viabilizar isso. Me matriculei na Licença B da CBF para treinadores. Então, iniciei no módulo online durante a pandemia e segui jogando futebol”, explicou.
“Até que chegou o momento das aulas práticas, em março deste ano, e coincidiu também com final do Catarinense, no meu último clube como jogador, que foi o Marcílio Dias. Então, tomei a decisão de mergulhar e buscar cada vez mais conhecimento e tentar, através de estágio e trabalhos, viabilizar um emprego nesta área”, disse.
O ex-Internacional ainda concluiu contando como chegou ao atual clube. “Foi onde surgiu dentro do Barra, quando fiz o estágio da Licença B, uma oportunidade como técnico individual, um setor novo dentro do clube, e foi minha primeira experiência dentro do futebol, como técnico”, completa.