Um dos maiores ídolos da história do Inter anunciou sua aposentadoria após o fim do Campeonato Gaúcho de 2022. Contudo, D’Alessandro não marcou passagem apenas no Clube do Povo, mas também em clubes de diversos lugares do mundo, algo que vamos relembrar nessa passagem por todos os times que o gringo vestiu a camisa.
River Plate
Como muitos jogadores importantes, D’Ale possui dois amores na vida esportiva. Antes do Inter, o River foi o seu primeiro, sendo o formador profissional de Andrés. Lançado junto de Javier Saviola, o argentino surgiu no time de Buenos Aires em 2000 e atuou por três anos no Monumental. Na passagem, D’Alessandro enfileirou três conquistas do Campeonato Argentino e chegou à Seleção pela primeira vez.
Mais de uma década após deixar o River, D’Ale regressou ao Monumental e atuou por mais uma temporada para se despedir do torcedor argentino. Na ocasião, o gringo foi emprestado pelo Inter.
Wolfsburg (2003 – 2006)
Após deixar o River em 2003, D’Alessandro vestiu a camisa do seu primeiro clube europeu na carreira. O gringo foi negociado junto ao Wolfsburg cujo a principal acionista é a Volkswagen. Por aproximadamente 9 milhões de euros, o meia carimbou uma das maiores transações da história do River e desembarcou na Alemanha para vestir a camisa alviverde
Portsmouth (2006)
Após não atender as expectativas do torcedor alemão, D’Alessandro deixou o clube em 2006 através de um empréstimo junto ao Portsmouth. Na ocasião, o clube inglês lutava contra o rebaixamento na Premier League. Com isso, a chegada de D’Alessandro foi fundamental na retomada da equipe que conseguiu se salvar nas últimas rodadas.
Zaragoza (2006 -2008)
Após deixar a Inglaterra, D’Ale vestiu a camisa do seu primeiro clube na Espanha. O Zaragoza, que adquiriu seus direitos em definitivos, foi onde o gringo viveu seu pior momento na carreira, visto que, foi afastado da equipe por conta de atitudes de indisciplina, sendo assim, encerrando sua jornada no velho continente.
San Lorenzo (2008)
Depois de ter afirmado que só voltaria à Argentina para vestir a camisa do River novamente, D’Alessandro surpreendeu os torcedores do clube milionário e acabou assinando com o San Lorenzo. Na ocasião, o técnico Ramón Diáz, que lançou o meia ao futebol, estava treinando o clube azulgrana e convidou D’Ale para se juntar à equipe da capital argentina. Sob desapontamento por parte da torcida do River, o gringo aceitou o convite e atuou por meia temporada no time do Papa.
Internacional (2008 – 2022)
Mesmo que já tivesse o nome consolidado no futebol, D’Alessandro ainda seria surpreendido com a virada de chave na carreira aos 28 anos. Isso porque o argentino chegou ao Beira-Rio para fazer história com a camisa vermelha. Com 13 temporadas disputadas em Porto Alegre, D’Ale chegou ao Colorado e na primeira temporada em que disputou já conquistou uma das incontáveis conquistas no clube.
Com 14 anos de vínculo junto ao Inter, D’Alessandro se aposentou no clube com as conquistas da Libertadores, Sul-Americana, Recopa e do Campeonato Gaúcho.
Nacional (2021)
Antes de voltar ao Inter para se aposentar, D’Alessandro ainda vestiu a camisa do Nacional-URU. O meia foi emprestado por seis meses ao clube charrua e realizou o desejo de atuar no país celeste.