Com a chegada do time feminino do Internacional na final do Campeonato Brasileiro de 2022, se acha que a tradição do time no esporte começou recentemente, porém, algumas conquistas mostram que o trabalho das Gurias Coloradas na categoria já vem há algum tempo, dando seu grande retorno no momento, com a disputa nas cabeças das competições mais importantes na principal categoria.
A grande fase do elenco principal passa por uma maior estruturação e destaque nas categorias de base alguns anos atrás, que também trouxeram alguns importantes títulos para a sala de troféus das Gurias Coloradas. Esse destaque veio nas categorias de base algum tempo atrás, fazendo com que a geração crescesse e garantindo que também dê frutos no profissional no futuro.
Em 2020, inclusive, a categoria do sub-16 do Internacional feminino conquistou um dos troféus mais importantes possíveis, a Copa Libertadores da América. No dia 2 de fevereiro daquele ano, o Clube do Povo entrou em campo contra o Liverpool do Uruguai e se sagrou campeão em grande estilo. Vencendo pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Maki, Bia e Alessandra.
Gurias Coloradas também se destacaram individualmente
Mas, o troféu de campeão não foi a única honraria que as atletas coloradas receberam naquele dia, tendo também os prêmios individuais que ficaram com as grandes vitoriosas. A melhor jogadora da competição foi Milena, camisa 10 da equipe colorada. Além disso, Gabriela foi eleita a melhor goleira da competição.
As Gurias Coloradas ficou no Grupo B da Copa Libertadores da América, ao lado do próprio Liverpool, do Uruguai, da Seleção de Antioquia, da Colômbia, e do Coco-Colo, do Chile. Com cinco partidas ao todo na competição, o time teve ótima campanha tendo vencido cinco deles e empatado um, de maneira invicta. Ao todo foram 12 gols feitos e apenas dois sofridos.