Jair Gonçalves Prates, mais conhecido pelo seu apelido, Príncipe Jajá, é um ex-futebolista brasileiro, que atuava no meio-campo e no ataque, e que se destacou no Internacional e no Peñarol, mas tendo passagem por outros diversos times da América do Sul. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do ex-atleta.
Confira as 7 curiosidades sobre o Príncipe Jajá
- Filho de Peixe: Jair nasceu em Porto Alegre e é filho do também jogador de futebol Laerte Prates (conhecido como Laerte III), que atuou em diversos clubes e fez a infância do jogador ser bastante movimentada com mudanças.
- Cria do Colorado: Príncipe Jajá começou sua carreira nas categorias de base do Internacional, após ter jogado futebol de salão na Sogipa, sendo um dos grandes destaques que o Clube do Povo criou nos anos 70. O meia subiu para o profissional em 1974, ano em que foi campeão da Copa São Paulo de juniores.
- Tricampeão Brasileiro: O jogador fez parte do elenco colorado que participou das três conquistas do Campeonato Brasileiro que o Internacional possui em sua história, em 1975, 1976 e 1979, sendo peça importante e atuando como “coringa” em algumas delas.
- Tríplice Uruguaio: Depois de sair do Internacional emprestado ao Cruzeiro, o atleta foi negociado em definitivo com o Peñarol, onde conquistou os títulos continentais e mundiais que brilham em seu currículo. Tendo em 1982 o ano mais vitorioso de sua vida, Jair conquistou os títulos de campeão uruguaio, campeão da Libertadores e da Copa Intercontinental.
- Lista Seleta: Príncipe Jajá é um dos 3 futebolistas brasileiros que foram campeões da Copa Libertadores da América por uma equipe estrangeira.
- MVP Mundial: Na Copa Intercontinental de 1982, em que se sagrou campeão, teve participação decisiva e determinante para o título. Na decisão deste torneio, contra o Aston Villa da Inglaterra, Jair marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 e foi considerado o melhor jogador em campo, ganhando como prêmio um carro Toyota oferecido pelo patrocinador.
- Carreira Política: Príncipe Jajá, depois de largar o futebol, se candidatou para vereador de Porto Alegre nas eleições de 2012, mas não se elegeu.