A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2023. Com a definição, o Internacional deve confirmar a realização da pré-temporada entre dezembro de 2022 e a primeira quinzena do ano que vem.
O planejamento foi definido pela comissão técnica de Mano Menezes e os detalhes já estão definidos. A intenção é de que o elenco utilize o CT Parque Gigante para começar a preparação visando as competições do primeiro semestre de 2023.
A temporada de 2022 do Internacional será finalizada no dia 13 de novembro, com a última rodada do Brasileirão entre Colorado e Palmeiras. Os jogadores receberão um recesso de um mês e a reapresentação ocorrerá no meio do mês de dezembro. O cronograma do clube ainda prevê que os atletas tenham um recesso de mais alguns dias entre o Natal e o Ano Novo.
A estreia no Gauchão 2023 está prevista para o dia 14 ou 15 de janeiro. Ao contrário da última temporada, que foi encurtada e teve pouco tempo de preparação, o Colorado terá cerca de 30 dias para realizar trabalhos físicos e táticos.
Inter vai utilizar os titulares no Gauchão?
Os dirigentes e a comissão técnica também estão avaliando a possibilidade de utilização dos principais jogadores no estadual. O entendimento é de que o período será importante para a preparação dos atletas e a realização de testes no elenco.
O Internacional projeta uma participação direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Caso o objetivo seja concretizado em 2022, o clube só começará a participação no torneio a partir de abril. Com isso, o grupo terá tempo de sobra nos primeiros meses do ano.
A direção está definindo as permanências no elenco e a intenção é de que boa parte dos titulares sejam mantidos para 2023. Atletas como Wanderson, Gabriel Mercado e Carlos de Pena estão no planejamento do clube para o ano que vem.