Portal do Colorado
Notícias do Internacional

7 curiosidades sobre o antigo goleiro Gato Fernández

Roberto Eladio Fernández Roa, mais conhecido como “Gato” Fernández”, é um ex-goleiro muito conhecido no futebol brasileiro. Agente nos dias de hoje, o paraguaio, teve passagens marcantes por diversos clubes na carreira, mas no Brasil fez muito sucesso atuando pelo Internacional.

Confira as 7 curiosidades sobre “Gato” Fernández

  1. Onde começou a carreira?: O goleiro iniciou sua trajetória profissional no esporte em 1972 jogando no pouco conhecido River Plate, do Paraguai. Após se destacar na equipe partiu para o futebol europeu, mais precisamente, para o Malmo, da Suécia.
  2. Destaque na Europa: Depois de passagens apagadas no Malmo e no Valência, o arqueiro finalmente começou a se destacar na Europa. Jogando no Espanyol, “Gato” Fernández se firmou de vez no futebol com grandes defesas. Aliás, ficou sete anos na equipe espanhola, onde é ídolo.
  3. Apelido: Foi jogando pelo clube espanhol que Roberto Fernández ganhou o apelido pelo qual é conhecido até os dias de hoje. Inclusive, ficou conhecido como “Gato” devido às defesas elásticas que fazia.
  4. Seleção Paraguaia: Com o bom desempenho, Gato Fernandez rapidamente chegou ao gol da Seleção Paraguaia. Aliás, foi um dos destaques na conquista da Copa América de 1978, que o Paraguai se sagrou campeão.
  5. Sucesso no Internacional: O goleiro chegou ao clube gaúcho em 1991, já com 37 anos, no entanto, mesmo mais velho mostrou muita qualidade. Logo em seu primeiro ano na equipe, conquistou o Gauchão, depois de sete anos. Já na temporada seguinte, além do bi-campeonato estadual, foi um dos grandes responsáveis pelo título inédito da Copa do Brasil. Afinal, Gato foi fundamental nas disputas por pênaltis contra Grêmio e Palmeiras.
  6. Breve passagem pelo Palmeiras: Após jogar no Inter, Gato foi para o Palmeiras, onde ficou por uma ano. Diferente da equipe Colorada, o goleiro não teve muito destaque no Verdão, pois o titular era Velloso. Porém, chegou a conquistar o Campeonato Paulista de 1993.
  7. Filho conhecido: Mesmo quem nunca ouviu falar do arqueiro antes, provavelmente, deve ter achado familiar. Afinal, o histórico jogador é pai do também goleiro Gatito Fernández, que joga no Botafogo.