O São Paulo acabou sendo vice-campeão da Copa Sul-Americana no último final de semana e o motivo pode ser um ex-treinador do Internacional. O Independiente Del Valle mostrou um futebol ofensivo e bonito para cima dos brasileiros, algo que já está enraizado no estilo de jogo do time equatoriano e começou na passagem do técnico Miguel Ángel Ramírez.
O treinador espanhol esteve no time entre 2019 e 2020 e, apesar de já ter saído e treinado o Internacional e o Charlotte FC, da MLS, enquanto a equipe equatoriana também teve dois treinadores no período, foi a implantação e o enraizamento do seu estilo de jogo ofensivo e de toque de bola que permitiu a sequência dos demais treinadores seguindo o padrão.
O atual técnico, inclusive, é Martín Anselmi, que, apesar de ter apenas seu segundo trabalho como técnico, participou da formação do modelo de jogo no time equatoriano junto de Ramírez. O atual treinador do Del Valle era auxiliar do espanhol e chegou a trabalhar com ele no Internacional, sendo uma grata surpresa por lá. Alselmi assumiu quando o português Renato Paiva deixou o clube em maio.
Por que Ramírez não deu certo no Internacional
Se a influência de Miguel Ángel Ramírez chega à ultrapassar barreiras no Equador, por que não deu certo no Internacional? Na sombra do excelente trabalho desenvolvido por Abel Braga em 2020, com o vice do Brasileiro, o novo treinador chegou sem muita moral com os medalhões do time, que lembravam do lendário técnico brasileiro.
Além disso, o espanhol, sem nenhum tempo para treinar com uma pré-temporada e quase sem reforços, não conseguiu uma estabilidade no time ao ter que agilizar os processos de construção de seu estilo de jogo em meio à temporada corrente. Com isso, não demorou muito à ser substituído.