Um dos maiores ídolos da história do Inter é também um dos jogadores que mais vestiu a camisa vermelha. Clemer chegou ao Colorado no início de 2002 e permaneceu por quase uma década no Beira-Rio. Contudo, sua jornada no futebol iniciou muito antes de chegar à capital gaúcha, sendo o Clube do Povo, seu último na carreira.
Natural de São Luís do Maranhão, Clemer obteve passagens significativas por clubes de pequena expressão até receber sua primeira oportunidade no cenário de relevância nacional. Inicialmente no Moto Club, o arqueiro teve seus primórdios na carreira no ano de 1987 quando possuía apenas 19 anos.
Depois disso, o arqueiro passou duas temporadas no futebol paulista defendendo as cores do Guaratinguetá, como também, do Santo André. Desse modo, a passagem pelo interior de São Paulo não foi produtiva como esperado e o defensor regressou ao seu estado.
Após voltar ao Maranhão, Clemer teve sua maior estabilidade inicial na carreira. Por dois anos, o ídolo colorado defendeu o clube da cidade, até chegar no futebol nordestino para vestir a camisa do Ferroviário de Fortaleza.
Com passagens diversas em clubes de pequeno porte, Clemer teve sua primeira temporada relevante no Goiás e posteriormente na Portuguesa, desempenho que acabou levando o arqueiro ao Flamengo, em que conquistou o título da Copa Mercosul em 1999.
Depois de passar por uma lesão grave no tornozelo, o defensor chegou ao Inter para fazer parte da reformulação proposta por Fernando Carvalho. Clemer permaneceu por oito anos defendendo as cores vermelha e obteve conquistas de prestígio como a Libertadores e o Mundial de Clubes.
Confira todos os clubes que Clemer defendeu na carreira:
- Moto Club
- Guaratinguetá
- Santo André
- Catanduvense
- Maranhão
- Moto Club
- Ferroviário
- Remo
- Goiás
- Portuguesa
- Flamengo
- Internacional