Ficar sem ganhar competições é ruim, mas quase ganhar eles e deixar escapar fica pior e a torcida colorada sabe bem disso nos últimos anos. O Internacional não vence o Campeonato Brasileiro desde 1979, o que gera piadas de rivais e uma certa angústia para o Clube do Povo. Porém, essa falta de títulos na competição não vem sendo por falta de tentativa.
Desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003, nenhuma equipe brasileira conseguiu receber mais vices do que o Internacional, e o time ainda pode se isolar no quesito até o final do ano. O Colorado alcançou essa posição decepcionante em quatro oportunidades desde então, 2005, 2006, 2009 e 2020, alguns com direito à emoção até o último instante.
Atualmente o Santos também carrega a mesma sina colorada e já teve quatro vices na era dos pontos corridos, em 2003, 2007, 2016 e 2019, ainda tendo a vantagem de ter levantado a taça em 2004. No entanto, o time do litoral paulista está próximo de ser ultrapassado de vez na lista pelo Internacional, tendo em vista que o time está próximo de mais um segundo lugar em 2022.
Inter pode virar líder de vices nos pontos corridos
Caso o Clube do Povo confirme a posição atual ao final da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, o time alcançará o quinto vice-campeonato em um intervalo de 20 anos, Isso significa que 25% das competições disputadas no período tiveram o Colorado como possível campeão, mas sem concretização do fato.
Atualmente o Palmeiras sustenta uma grande vantagem sobre os demais colocados, oscilando rodada a rodada mas não baixando de nove pontos, pelo menos três rodadas de vantagem, o que impede o Inter de subir na classificação. Além disso, o time gaúcho vem ostentando uma certa vantagem sobre seus rivais pela segunda posição, o que indica que a competição pode acabar assim.