Em 2016, o Internacional viveu um dos seus piores momentos na sua história. Afinal, o time fez uma péssima campanha no Brasileirão e pela primeira vez na história, a equipe caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Um dos comandantes do Internacional na péssima campanha no Campeonato Brasileiro, Argel Fucks não se sente responsável pelo rebaixamento da equipe. O treinador foi demitido ainda no início da competição, o clube ainda não estava no Z4, mas estava caindo posições no torneio.
“Eu não tenho responsabilidade pelo rebaixamento. Eu deixei o time com 11 meses de trabalho, com duas taças no armário, com time formado, com jogadores que foram bem comigo e, de uma hora para outra, perderam o chão, o apoio, a proteção deles e o time se tornou o que vimos. Os jogadores sabiam que poderíamos dar a volta por cima. Eu sabia que nós não seríamos campeões brasileiros, era difícil. Mas o Inter não tinha time para cair. Não tenho dúvida”, explicou o treinador
Para o treinador faltou pulso firme e confiança da diretoria do Inter: “Faltou convicção, principalmente da parte dos dirigentes. Um clube do tamanho do Inter não cai à toa. Convicção que teve o Andrés Sanchez quando o Tite perdeu para o Tolima na pré-Libertadores em 2011, por exemplo. Foi o que faltou e, por isso, o Inter acabou pagando caro”, afirmou Argel.
Outros times que caíram com o treinador
No entanto, não foi o primeiro clube em que o treinador trabalhou que acabou caindo de divisão. Em 2012, caiu para a Série B com o Figueirense. Além disso, em 2016, no mesmo ano que o Inter caiu, também passou pelo Figueirense, que também foi rebaixado.