Em 15 de abril de 1973 surgiu um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Paulo Roberto Falcão fez sua estreia pelo Inter, mas teve o dia ofuscado por um fato que também marcou na história do Gigante da Beira-Rio: A primeira derrota alvirrubra para um clube do Interior do Rio Grande do Sul, algo que frustrou as expectativas de Falcão e deu destaque para Décio, dono do confronto na casa vermelha.
Na ocasião, Inter e Esportivo duelaram pelo Campeonato Gaúcho. E foi com o atacante do time de Bento Golçalves orquestrando os dois gols da vitória por 2 a 1, que Falcão viu seus primeiros toques na bola como profissional serem frustrados pelo adversário.
“Foi um jogo muito difícil. O Inter tinha um time muito bom. Em um dos gols, eu driblei o Figueroa e chutei de longe. A bola passou por cima do Schneider (goleiro do Inter na ocasião). Não sei como eu consegui, porque ele era muito alto. Mas eu também chutava bem com as duas pernas. Para mim, foi um jogo histórico “, afirmou Décio anos após o triunfo.
Inter foi derrotado na estreia de Falcão
Falcão foi mandado a campo quando possuía apenas 19 anos, através de seu mentor, Dino Alves, treinador que preparava o Colorado para uma década vitoriosa, em que a equipe conquistou três campeonatos nacionais.
Diferente da trajetória repleta de conquistas que viria posteriormente, Falcão não pôde contribuir para uma retomada da equipe na partida, que já estava sendo derrotada quando o Rei de Roma ingressou no gramado.
Para a sorte do torcedor vermelho, o desenrolar da história de Falcão no Colorado esteve longe de ser como na estreia. Isso porque o craque orquestrou a equipe nas três conquistas do Campeonato Brasileiro, além da consolidação como uma das maiores equipes do país, que jamais sairá da memória dos torcedores.