Atualmente o Internacional é um dos grandes times do Campeonato Brasileiro, mas se contém ao falar de título. Por que essa postura? O Clube do Povo diminuiu a distância para o Palmeiras na última rodada quando venceu o Botafogo fora de casa, e os paulistas tropeçaram com um empate dentro dos seus domínios. Mesmo assim, o discurso dos gaúchos não é de alguém que vá pelo título.
Atualmente algumas questões fazem com que o Inter não agarre o discurso de briga pelo título. Primeiramente, apesar de ter uma campanha impecável no segundo turno, a vantagem do Palmeiras é grande e as rodadas são poucas para tirar a vantagem de oito pontos. Faltam apenas seis rodadas para alcançar os líderes.
Além disso, a tabela dos paulistas seria considerada um pouco mais fácil. Enquanto enfrentam Avaí, Athletico-PR (às vésperas da final da Libertadores), Fortaleza, Cuiabá, América-MG e Inter na última rodada. O Colorado enfrentaria Coritiba, Ceará, América-MG, Athletico-PR (provavelmente com força total), São Paulo e, por último, se encontram.
Inter ainda é comedido em falar de título
Outro motivo que faz com que a comissão técnica de Mano Menezes não pregue tanto otimismo nesta briga é a falta de foco naquilo que é mais importante para o Internacional, a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O time quer evitar o deslumbramento e prefere garantir seus objetivos na temporada antes de se propor outro objetivo.
Além disso, caso o elenco colorado comece a almejar e fazer discursos muito em prol de um título, pode ser que a decepção tome conta do que foi a temporada. Em vez disso, o Internacional pode acabar o ano comemorando a campanha ótima que conseguiu fazer durante o ano, vibrando com as possíveis boladas vindas da vice-liderança e também da participação na Libertadores.