A história do maior clássico do Rio Grande do Sul é repleta de curiosidades, tradição e muita rivalidade. Desde a década de 1940, o Colorado defende uma hegemonia nunca mais perdida. Atualmente, o Clube do Povo possui uma diferença de 21 vitórias sobre o Tricolor, números que dificilmente serão alcançados.
Contudo, a supremacia vermelha não foi alcançada de maneira imediata. Isso porque os primórdios do clássico deram ao Grêmio vitórias significativas nas quais indicavam uma ampla vantagem Tricolor. Somente seis anos após sua fundação, o Inter conseguiu a primeira vitória e com um placar elástico.
Em partida disputada no Estádio da Baixada, o time treinado por Ricardo Malader aplicou 4 x 1 sobre os rivais e espantou o tabu de nunca ter vencido o confronto. Os gols históricos foram marcados por Miller, Bendionda e Túlio, que fechou o massacre na reta final do embate.
Inter lidera a vantagem em GreNais há mais de oito décadas
Embora o confronto tenha sido apenas um amistoso, a vitória não é desconsiderada dos livros de história, visto que, na ocasião, não havia grandes competições consideradas oficiais.
Antes disso, seis clássicos haviam sido disputados, todos com vitórias do lado azul, sendo a principal delas, um histórico 10 x 0 no primeiro duelo.
Deste modo, até o ano de 1945, o Tricolor liderou o clássico, vantagem interrompida e nunca mais quebrada ocasionando em quase oito décadas de hegemonia vermelha. Além disso, com exceção do duelo disputado na Libertadores dem 2021, todos os outros considerados mais significativos, o Inter acabou levando a melhor, por exemplo, a semifinal do Brasileirão de 1988 em que a equipe de Abel Braga derrotou os arquirrivais.