Em 2016, o Internacional viveu um dos piores momentos da sua história com o rebaixamento para a Série B. Pensando em uma reformulação, o Colorado contratou o técnico Antônio Carlos Zago, que tinha menos de dois anos de experiência como treinador no Juventude.
No entanto, o treinador foi mandado embora com menos de cinco meses no clube. Com isso, o Internacional trouxe Guto Ferreira para a posição, que ainda naquele ano deu o lugar para Oldair Helmann.
Quase cinco anos depois, o Inter vive um bom momento na temporada. Afinal, sob o comando de Mano Menezes, a equipe colorada é a 2ª colocada no Brasileirão. Com o bom desempenho, mesmo ainda com rodadas restantes do Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho já garantiu a vaga na fase de grupo da Libertadores .
Com isso, aguarda o sorteio do torneio que acontece no dia 22 de março para saber em qual grupo vai e quem serão os adversário. A propósito, o Inter pode esbarrar com um velho conhecido na Libertadores. Afinal, Antonio Carlos Zago, ex-técnico do Colorado, também estará na competição.
O treinador é comandante do Bolívar, da Bolívia, que assim como o Inter, também já garantiu sua vaga. Comandada por Antonio Carlos Zago, a equipe boliviana conquistou o título do Torneio Apertura, no primeiro semestre do ano.
Foco na Libertadores de 2023
Com a vaga na Libertadores garantida, o Inter já se prepara para o torneio continental e agora, o foco é manter os principais nomes no elenco, principalmente, Wanderson e Vitão, que estão emprestados ao clube gaúcho. Além disso, o time também segurar alguns jogadores que serão procurados por equipes estrangeiras.