O Internacional começou o Campeonato Brasileiro muito desacreditado pela imprensa e torcedores. Depois de um início irregular, o Colorado se encontrou no 2° semestre e fez um segundo turno quase impecável. Com isso, a equipe que era apontada como umas das candidatas ao rebaixamento, termina o Brasileirão na vice-liderança, atrás apenas do Palmeiras.
Com a campanha quase perfeita do Palmeiras, o Internacional pouco conseguiu encostar nos paulistas. Com isso, o Colorado terminou a competição na segunda colocação, mais uma vez. Terminar o Brasileirão com o vice-campeonato tem sido uma sina para os gaúchos, agora a equipe chega a cinco vices.
Em suma, o Internacional ainda está na busca de conquistar o Campeonato Brasileiro, competição que não vence desde 1979, quase 43 anos atrás. De lá para cá, o Colorado bateu na trave algumas vezes na busca pelo título do torneio, conforme dito anteriormente, foram cinco vezes que a equipe terminou o torneio na 2ª colocação.
Em três das cinco vezes, o Internacional passou muito perto de conquistar o título do torneio. Em 2005, rolou o escândalo do apito, que acabou prejudicando o Colorado. Em 2009, ficou com dois pontos a menos do que o campeão. Já em 2020, o Clube do Povo ficou muito perto e perdeu o título na última rodada. Por fim, em 2006, os gaúchos ficaram com a segunda colocação, mas ficaram mais distantes do líder. Focado na Libertadores e no Mundial, a equipe entrou com um time reserva muitas vezes.
Portanto, em 2022, foi um vice-campeonato muito diferente dos outros. Já que, além de ter sido uma grande zebra, o Internacional em nenhum momento brigou pelo título ou teve algumas chances. Afinal, o Palmeiras perdeu poucos pontos e não deixou o Colorado se aproximar.