O Internacional mandou muito bem durante o ano e recebeu uma grande honraria nesta temporada, ganhando um prêmio promovido pela Globo. O Clube do Povo foi anunciado na última quinta-feira (17), como um dos vencedores do “Prêmio Profissionais do Ano”, na categoria valor social. O time venceu pela camisa especial que fez em alusão ao mês da Consciência Negra.
O prêmio é promovido pelo Grupo Globo e engloba os trabalhos de marketing realizados durante o ano, não somente no setor do futebol, o que mostra ainda mais a relevância da atitude colorada. O Inter, no entanto, não venceu pela camisa desta temporada, e sim pelo modelo realizado em 2021, feita em parceria com a Adidas e tem como objetivo afirmar a luta antirracista.
Aquele modelo foi inspirado no manifesto “Excelência Negra”, produzido por Marcelo Carvalho, um dos criadores do projeto Observatório Racial e agora rende frutos ao time gaúcho no quesito reconhecimento, aumentando o moral também da marca no cenário brasileiro.
Internacional foi o primeiro time a vencer o prêmio de publicidade
“Fomos reconhecidos pelo prêmio mais importante da publicidade brasileira com o case que trata de algo marcante para a história do povo brasileiro, a luta contra o racismo”, comentou o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, sobre o prêmio conquistado. Essa foi a primeira vez que um clube de futebol teve a conquista que é vista como a mais importante da publicidade brasileira.
Na campanha o Clube do Povo utilizou a publicitária Liana Bazanela, diretora de Marketing do Inter, e Ubirajara Sagaz Júnior, também publicitário. Ele é integrante da equipe na Coordenação de Marca do departamento, enquanto Liana foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção de marketing de clubes no Brasil.