Em 2022, o Internacional fez uma das melhores janelas de transferências da sua história. Afinal, mesmo com pouco dinheiro a equipe contratou bons nomes e que deram resultado no time de Mano Menezes. Aliás, a maioria foi fundamental na grande campanha no Campeonato Brasileiro.
Não à toa, a equipe titular que terminou o Brasileirão em grande fase, contava com sete jogadores contratados em 2022. Além disso, o número poderia ser maior se não fosse a lesão de Gabriel,, que tirou o volante dos gramados até o segundo semestre de 2023. Vale lembrar que todos os setores do Colorado contaram com reforços.
Reforços na defesa
Na defesa os laterais Bustos e Renê e o zagueiro Vitão terminam a temporada com tudo e foram fundamentais para o Colorado. O trio se adaptou rapidamente no Internacional e assumiu a titularidade quase imediatamente. Os três se destacaram mais o jovem que chegou do Shakhtar chamou muita atenção, a grande fase do defensor o fez ser colocado na lista de 55 nomes enviados à FIFA na pré-lista da Copa do Mundo do Catar.
Reforços no meio-campo
Já no meio-campo o time trouxe também três nomes: Gabriel, De Pena e Alan Patrick. Em suma o volante chegou ao Internacional em baixa depois da fraca temporada no Corinthians, no entanto, deu a volta por cima e se tornou peça fundamental no esquema de Mano Menezes, além disso se tornou o capitão. Já o uruguaio era acostumado a atuar na ponta, porém, o treinador colocou na meia e deu muito certo, afinal, o jogador terminou o Campeonato Brasileiro com seis assistências e cinco gols marcados. Contratado sob muitas dúvidas, Alan Patrick teve altos e baixos no ano, porém, terminou 2022 como titular absoluto.
Reforços no ataque
No ataque o Internacional fechou com dois jogadores pouco conhecidos, mas que deram muitos resultados positivos. O atacante Alemão chegou ao clube como uma excelente opção de mercado, pois o atleta chegou sem custos do Avaí e tem um salário inferior a R$ 100 mil. Com isso, não se esperava tanto do centroavante, ao menos no primeiro momento. No entanto, deu conta do recado e terminou 2022 fundamental para a equipe com dez gols e cinco assistências. Já Pedro Henrique fez toda a carreira fora do Brasil e retornou ao futebol brasileiro nesta temporada, onde foi um dos grandes nomes do Colorado, aliás, o ponta marcou oito vezes e deu três assistências.
Por fim, outro jogador que chegou discreto ao Internacional, mas foi muito bem, foi Wanderson. Emprestado ao clube pelo Krasnodar, da Rússia, o Colorado quer contratar o atleta em definitivo, mesmo fugindo da ideia de investir pouco em contratações.