O presidente da Fifa já se manifestou um tempo atrás sobre o Mundial de Clubes e, com certeza, sobrou para a torcida do Grêmio que não possui a taça. Os questionamentos sobre a mudança no formato e também sobre quem já levantou a taça anteriormente, já geram muitas piadas nas redes sociais entre torcedores rivais.
Está circulando uma informação nas sobre uma possível fala de Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol, que supostamente descartaria os mundiais vencidos antes do novo formato que se pensa. No entanto, em sua declaração dada em 2019, o mandatário fala do novo como “real e verdadeiro campeonato mundial de clubes”, mas sem desconsiderar os anteriores.
No entanto, isso também não significaria que o Grêmio teria um Mundial de Clubes, já que não venceu quando o mundo todo o disputava. De acordo com a própria Fifa, são considerados campeões mundiais reconhecidos pela entidade aqueles que venceram o torneio a partir de 2005, quando representantes de todos os seis continentes passaram a participar do torneio.
Inter tem Mundial e Grêmio não
Desde então pouquíssimos times do país conseguiram o feito, tendo em vista uma certa hegemonia do futebol europeu que costuma levar a taça para casa. O São Paulo em 2005, o Inter em 2006 e o Corinthians em 2012, foram os únicos brasileiros campeões mundiais. Outros times até tentaram mas ficaram pelo caminho, como Santos, Atlético-MG, Grêmio e Flamengo.
Agora, no novo formato que vem sendo discutido desde 2019 e teve uma pausa por conta da pandemia, mais clubes participarão e o torneio acontecerá a cada quatro anos. O novo formato também terá mais participantes europeus para tentar valorizar mais a competição dentro do Velho Continente, sendo que não recebe seu devido valor por lá.