Depois de ter ficado de fora da Libertadores deste ano, o Inter conseguiu garantir sua vaga direta para a fase de grupos da competição ao ficar com o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 2022. A Conmebol divulgou os potes de cada clube já garantido na fase de grupos. O Inter está no pote 2 e por isso, já se sabe quem o Colorado não vai enfrentar na primeira fase.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores do ano que vem será realizado no dia 22 de março, mas podemos dizer que algumas situações já estão definidas. No caso do Internacional, sabemos que o Colorado não irá enfrentar Flamengo, Palmeiras e Athletico Paranaense, já que o trio está no pote 1, entre os cabeças de chave.
Segundo o regulamento da competição, equipes do mesmo país não poderão se enfrentar na fase de grupos. Porém, se o time vier da pré-libertadores, o confronto entre times da mesma nacionalidade pode acontecer. Dessa forma, Fortaleza e Atlético-MG, que disputam a fase prévia poderão ser adversários do Internacional na fase de grupos, caso avancem.
Com os cabeças de chave definidos, o Inter já sabe que enfrentará na fase de grupos um dos seguintes times: River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Independiente Del Valle-EQU ou Olímpia-PAR.
Reforços para a temporada 2023
Pensando na próxima temporada, o Inter vai disputar quatro competições: Campeonato Gaúcho, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a Libertadores da América. Com o calendário cheio, a direção colorada segue em busca de reforços visando disputar em alto nível as competições e se possível, levantar taças.
Até o momento o Inter não anunciou nenhum reforço. Por enquanto as negociações são para a manutenção de atletas como os zagueiros Vitão e Kaique Rocha. Os zagueiros estão no Inter por empréstimo, Vitão pelo Shakhtar Donetsk e Kaique Rocha pela Sampdoria. O Colorado negocia com os clubes uma contratação definitiva.
Com a saída de Edenilson, a direção encontrou em Lucas Romero o substituto perfeito para a posição. Porém, a negociação com o Independiente, clube detentor dos direitos do atleta, não está sendo tão simples. Além disso, o Inter também enfrenta a concorrência de clubes como Cruzeiro, Fortaleza e Vélez Sarsfield pelo jogador.
Outro reforço que o Internacional vem sonhando é o do meia do São Paulo, Igor Gomes. O jogador vai sair do Tricolor Paulista, mas ainda não decidiu seu futuro.