O Internacional não tomou conhecimento do maior rival e acabou humilhando o time e levantando o último troféu no Estádio Olímpico. A rivalidade entre Colorados e Gremistas proporciona alguns momentos históricos para ambas as equipes. Qualquer tropeço dado em um clássico como esse nunca é esquecido, ainda mais em relação aos símbolos dos outros times.
Como o estádio Olímpico era para o Tricolor, sendo a casa do time por anos, até ser trocado pela Arena da OAS, que não pertence ao time gaúcho, mas é usado por ele. O antigo estádio até pode ter dado muitas alegrias para o lado azul de Porto Alegre, no entanto, o último time à sorrir por lá não foi esse, mas sim o maior rival, o Internacional.
O último título que teve a grande final disputada no Olímpico foi o Campeonato Gaúcho de 2011, que acabou com uma virada histórica do Internacional, que venceu nos pênaltis. Aquela partida terminou 3 a 2 para o Colorado, com Renan falhando no último gol tricolor, mas se redimindo nas cobranças de pênalti e pegando três delas, dando o título ao Clube do Povo, como último campeão do estádio.
Inter foi o último campeão do Olímpico
Ficha técnica da partida:
Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo e Gilson (Willian Magrão); Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro (Lins) e Júnior Viçosa (Borges). Técnico: Renato Gaúcho.
Inter: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Juan (Zé Roberto); Guiñazu, Bolatti, Kleber, Andrezinho (Oscar) e D’Alessandro; Leandro Damião. Técnico: Falcão.
- Data: 15/05/2011.
- Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
- Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Altemir Hausman e Júlio César Santos.
- Gols: Lúcio (Grêmio), aos 15m; Leandro Damião (Inter), aos 30m; e Andrezinho (Inter), aos 45m, no primeiro tempo. D’Alessandro (Inter), aos 29m; Borges (Grêmio), aos 35m do segundo tempo.
- Cartões amarelos: Vilson, Fábio Rochemback, Douglas (Grêmio); Juan, D’Alessandro, Zé Roberto, Guiñazu, Índio (Inter).