O único campeão mundial do Sul! Conquista colorada completa 16 anos
Hoje é um dia especial para os torcedores do Colorado, já que completa aniversário da maior conquista que um time do sul já teve dentro do futebol. Em 17 de dezembro de 2006 o Internacional conquistou o Mundial de Clubes, feito conseguido por pouquíssimos times em todo o cenário nacional, mas que nunca foi alcançado por outro time do sul do Brasil.
Depois de vencer a Copa Libertadores da América pela primeira vez, o time gaúcho foi para o Japão disputar o mundial e surpreendeu todo o mundo ao voltar para casa com a taça. Na grande final do torneio, o Clube do Povo encarou o todo poderoso Barcelona, que na época contava com o auge de Ronaldinho Gaúcho, Deco e entre outros craques do futebol mundial.
Apesar de toda essa seleção de estrelas e jogadores históricos, foi Adriano Gabiru que marcou seu nome na história do Colorado ao marcar, naquele fatídico dia 17 de dezembro, o gol lendário que deu ao Internacional o título mundial, inédito para o time e feito que nunca foi alcançado por nenhum outro time do sul do país, não importa o que digam os rivais.
Colorado é o único campeão mundial do sul
O que chegou mais perto foi o Grêmio, que disputou o torneio em 2017, mas acabou não conseguindo segurar o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. Uma taça semelhante que o Tricolor tem é o Intercontinental, que disputou em 1983, ganhando do Hamburgo, da Alemanha, time que conquistou a Liga dos Campeões pela primeira e única vez naquele ano.
Com formatos diferentes, o torneio vencido pelo Tricolor só contemplava o vencedor da Copa Libertadores da América e da Champions. Enquanto isso, o Mundial de Clubes, vencido pelo Colorado, contava com representantes de todos os continentes do globo, tornando o time gaúcho um dos poucos à levantar a taça no Brasil.