O Internacional tem alguns jogadores históricos na posição de zagueiro, e muitos deles se destacaram não só pelas atuações importantes na defesa, mas também por marcar gols importantes para o time. Mas, tem um patamar especial de atletas durante anos gloriosos do Beira-Rio, que foram responsáveis por muitos tentos marcados em momentos decisivos, se tornando símbolos também de gol.
Se fosse montar uma zaga ideal no Colorado, dois jogadores apareceriam nas listas de muitos torcedores, por terem se destacado muito com a camisa vermelha. Índio e Figueroa não foram apenas ótimos em suas posições, mas também demonstraram ser artilheiros natos assim que o Clube do Povo precisou deles no ataque.
Zagueiros goleadores do Inter
Don Elias Figueroa é um dos maiores ídolos da história do Inter. O chileno chegou ao clube em 1971, tendo marcado diversos gols, mas com um deles sendo o mais importante de todos. O zagueiro marcou o gol do primeiro título que o Inter tem do Campeonato Brasileiro, em 1975. O tento é tão especial que ficou apelidado carinhosamente de “Gol Iluminado”.
Ao todo, o chileno marcou 26 vezes com a camisa colorada, em 321 jogos disputados. A marca de gols é superior ao de muitos centroavantes que passaram pelo Beira-Rio depois disso. Além disso, ainda foi campeão brasileiro com o Clube do Povo também em 1976, sendo uma das peças chaves do setor defensivo daquele time que fez história naquela década.
Os números deram à Figueroa o posto de segundo maior artilheiro da história do time, atrás apenas de Índio. O jogador esteve presente em todas as conquistar internacionais do Colorado, seja as Copas Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Mundial de Clubes. Ao todo, o xerife da zaga colorada por anos chegou a marcar 33 tentos com a camisa vermelha.