Estes serão os 19 rivais do Inter no Brasileirão 2023
Em novembro de 2022 aconteceu a última rodada do Campeonato Brasileiro, que em 9 partidas simultâneas definiram os classificados à Copa Libertadores da América e o último rebaixado para a série B de 2023.
Para a competição Continental, a 38ª rodada do Brasileirão serviu para que o Athletico-PR e o Fortaleza assegurassem as últimas duas vagas, juntando-se à Palmeiras, Internacional, Corinthians, Fluminense e Flamengo.
Já pela outra ponta da tabela, a última rodada serviu para definir o último rebaixado de 2022. O Atlético-GO empatou com o América-MG e terminou a competição em 17º lugar, sendo assim rebaixado para a Série B de 2023.
Com o Campeonato Brasileiro da segunda divisão também resolvido, a edição de 2023 da elite do futebol brasileiro está decidido. Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia conseguiram o acesso à Série A. Já Atlético-GO, Juventude, Avaí e Ceará foram os rebaixado para a Série B.
Sendo assim, os times que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série A serão:
- América-MG
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- Bahia
- Botafogo
- Red Bull Bragantino
- Corinthians
- Coritiba
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Flamengo
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Grêmio
- Internacional
- Palmeiras
- Santos
- São Paulo
- Vasco
Longo jejum de títulos
Neste ano de 2023, o Internacional terá pela frente grandes competições em seu calendário. Além do Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, o Colorado também terá a Copa Libertadores da América.
Porém, o Brasileirão é a competição em que o Inter está há mais tempo sem conquistar. Já são 43 anos deste jejum que vem assombrando os torcedores do Clube do Povo. O último Gauchão foi conquistado em 2016, a última Libertadores em 2010 e a primeira e única vez que o Internacional levantou a taça da Copa do Brasil foi em 1992.
O jejum de títulos causa um incômodo nos torcedores e no próprio clube e, para 2023, o Colorado tem a esperança de voltar a dar a alegria de conqusitas aos seus adeptos. As chances são maiores neste ano, levando em consideração as quantidades de competições que o clube irá disputar e também as últimas campanhas da equipe.
Nas últimas seis disputas do Campeonato Gaúcho o Internacional foi o vice em três. A primeira decisão foi perdida para o Novo Hamburgo, em 2017, em 2019 e em 2021 ficou em segundo lugar perdendo para o Grêmio. Inclusive, o torcedor Colorado teve que ver o mairo rival ser campeão das últimas cinco edições do estadual.
De 2017 até 2022, o Internacional viveu decepções na Copa do Brasil. No ano passado foi eliminado na primeira fase pelo Globo, do Rio Grande do Norte. Foi eliminado pelo Vitória da Bahia duas vezes, em 2018 e 2021, ambas na terceira fase.
Nas oitavas de 2017 caiu para o Palmeiras, e em 2020 perdeu para o América-MG nas quatas. O mais perto que o Colorado chegou do título da Copa do Brasil recentemente foi em 2019, quando ficou com o vice-campeonato, deixando a taça escapar para o Athletico-PR.
Com jejum de título do Campeonato Brasileiro há 43 anos, o Inter bateu na trave em algumas oportunidades. Desde o início do formato de disputa de pontos corridos, o Colorado foi vice do brasileirão cinco vezes (2005, 2006, 2009, 2020 e 2022). O Internacional terá uma nova oportunidade de encerrar esse longo jejum nesta temporada.