Foi revelado o motivo que fez com que Edenilson deixasse o Internacional antes mesmo do final de seu contrato com o time gaúcho. O jogador chegou em 2017 em meio a uma das piores fases do clube, já que estava na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois disso, assumiu um grande protagonismo, independente dos treinadores que passaram, sendo peça chave do time.
No entanto, mesmo com contrato até o final de 2024, o volante acabou optando por deixar o Clube do Povo. Mas por que? Com o papel de protagonismo que tinha no elenco, acabou virando o rosto a ser mencionado não só nas fases boas mas também nas ruins como eliminações e derrotas amargas. O que foi se acumulando durante bastante tempo.
Tendo que chamar a responsabilidade, aumentou a chance de cometer erros e ficar marcado por isso, além de ter passado seis anos junto da equipe, o que se torna muito tempo para acumular decepções. Com isso, sua relação com a torcida foi ficando cada vez mais desgastada ao decorrer dos anos, tornando insustentável sua permanência na capital gaúcha.
Isso, pois parte dos colorados não perdoava alguns erros de Edenilson e já estava vaiando o atleta durante a escalação no estádio ou quando ele pegava na bola, criando um clima de inimizade entre as partes. Isso tudo só foi intensificado no decorrer da última temporada, quando o atleta acabou perdendo um pênalti contra o modesto Melgar, que ajudou na eliminação do Inter na Sul-Americana.
Edenilson não tinha mais clima para ficar no Inter
Com essas situações, já não havia mais clima nenhum para que Edenilson permanecesse na capital gaúcha já que a relação desgastada não estava sendo boa para as partes. Com isso, as notícias dão conta de que o próprio atleta teria pedido para deixar o clube após o Campeonato Brasileiro, o que casou com um desejo antigo do Atlético-MG em contar com a peça.