O maior rival do Internacional, o Grêmio está muito perto de contratar o astro do futebol mundial, o atacante Luís Suárez, de 35 anos, que está livre no mercado desde que deixou o Nacional, do Uruguai, no dia 30 de outubro deste ano.
O provável futuro jogador do Tricolor Gaúcho já tem lembranças não muito boas envolvendo o Inter. Em 2006, quando tinha apenas 19 anos e era uma das revelações do Nacional, do Uruguai, que enfrentou o Colorado nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.
O Inter venceu o jogo de ida fora de casa, em Montevidéu, por 2 a 1. O Nacional até saiu na frente do placar, aos 29 minutos do primeiro tempo com Vanzini, de cabeça. O Colorado empatou ainda na primeira etapa, com Jorge Wágner, de falta nos acréscimos.
No segundo tempo, Renteria virou o placar para o time gaúcho. Suárez só foi entrar em campo aos 28 do segundo tempo, mas não foi o suficiente para ajudar os uruguaios a buscar o empate. O atacante ficou marcado naquela partida por ter sofrido um pisão que resultou na expulsão do zagueiro Ediglê.
O jogo da volta no Beira-Rio terminou em 0 a 0, que foi o suficiente para o Internacional avançar às quartas de final. Nela o Colorado eliminou a LDU; nas semifinais passou pelo Libertad e foi campeão batendo o São Paulo.
Veja o vídeo da falta sobre Suárez que resultou na expulsão do zagueiro Colorado
Grêmio e Suárez estão perto do acerto
O Grêmio teve novas conversas e têm as negociações em aberto com o centroavante Luís Suárez. As tratativas avançaram, mas ainda existem ajustes a serem feitos. O Presidente Alberto Guerra admitiu os contatos, mas destacou a dificuldade do negócio.
Nos bastidores há um otimismo para o acerto, apesar de ter a concorrência do Cruz Azul, do México. Segundo o próprio Grêmio, o clube mexicano fez uma oferta duas vezes maior que a proposta do Tricolor Gaúcho.
O Grêmio propôs pagar um terço do salário do Suárez, a outra parte dos vencimentos viriam de empresas parceiras que iriam explorar a imagem do jogador em ações. O advogado do uruguaio participou das conversas e agora irá analisar.
Em uma entrevista concedida à Rádio Gre-Nal, o mandatário gremista confirmou que aconteceram novos passos na negociação, mas reforçou a dificuldade que é fechar o acordo. A operação depende de empresários para acontecer.
“É muito difícil. Se estendeu-se de ontem para hoje é porque houve uma melhora, mas algo muito difícil. Não depende só dele (Suárez) e do Grêmio. A operação financeira é complexa, toma tempo e tem vários partícipes”, destacou o presidente.
O tricolor esperava ter uma resposta em definitivo na manhã desta sexta-feira (23), mas as conversas ainda precisam de uma definição. A intenção do clube gaúcho é não estender a negociação e quer que seja resolvida nos próximos dias.