O início da temporada de 2022 do Internacional deixou o torcedor Colorado preocupado. Ainda sob o comando do uruguaio Alexander Medida, o Inter chegou até a semifinal do Campeonato Gaúcho e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil.
Além das eliminações e decepções nas competições do início do ano, o futebol apresentado pela equipe não empolgava e dava a pinta de que 2022 seria um ano difícil, já sendo considerada uma temporada perdida. No final, com a chegada de Mano Menezes, o Colorado surpreendeu e ficou com o vice-campeonato do Brasileirão.
Para o próximo ano o Internacional promete ser mais competitivo e mais eficiente nas competições, desde o início do ano, com a disputa do Campeonato Gaúcho. E para o estadual, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), já divulgou o calendário e o Clube do Povo já sabe quais serão seus primeiros adversários de 2023.
Sabendo dos primeiros compromissos do próximo ano, o portal Revista Colorada fez uma análise dos três primeiros adversários do Internacional em 2023 no Campeonato Gaúcho. São eles: Juventude, Avenida e São Luiz.
Os três primeiros adversários do Inter no Gauchão
Juventude
Em 2022 o Juventude não viveu sua melhor fase. Depois de ter conseguido se salvar do rebaixamento em 2021, o Papada não conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro e caiu para a segunda divisão. Mesmo com o decesso, o Juventude é um dos favoritos ao título estadual ao lado de Inter e Grêmio.
Em 2023 o Juventude terá como comandante Celso Roth, um dos nomes mais conhecidos do futebol brasileiro, que teve passagens por grandes clubes, como Internacional, Flamengo, Palmeiras, Santos e Botafogo.
O Juventude sofre uma grande reformulação no elenco, o que indica que pode não ser um time tão entrosado logo nas primeiras partidas, ainda mais contra o Internacional que manteve sua base de 2022.
O elenco do Papada conta com novidades, como a chegada do goleiro Thiago Couto, que estava no São Paulo, Emerson Santos, Daniel Cruz, Vini Paulista, Dani Bolt, Alan Ruschel, Zé Marcos entre outros reforços.
Avenida
O Avenida será o segundo jogo do Internacional no Campeonato Gaúcho de 2023, e é teoricamente mais fácil do que o primeiro. A equipe de Santa Cruz do Sul tem apenas dois títulos em toda sua carreira: o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso e a Copa Federação Gaúcha de Futebol.
A equipe chega em 2023 com um elenco contando com alguns jogadores conhecidos de clubes menores do futebol brasileiro. Atletas com passagens por equipes de Santa Catarina e Paraná, que são bem avaliados.
Exemplos desses que podemos encontrar em PH, que foi destaque do Marcílio Dias por alguns anos. Ele chegou a passar pelo Criciúma, assim como outro jogador do Avenida, o volante Jessé, de 30 anos de idade.
O Avenida ainda tem no elenco jogadores como Wesley Pionteck, com passagens por Bragantino, Vitória e Sampaio Corrêa; Carlos Henrique, que jogou no Londrina, Cascavel e Paraná; Lucas Grafite, ex-Ituano, e Alê Santos, que atuou no Figueirense e no Sport.
São Luiz
O terceiro compromisso do Internacional no Campeonato Gaúcho de 2023 será contra o Esporte Clube São Luiz. Mesmo não sendo muito conhecido, a equipe já conquistou o Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso quatro vezes, e assim como o Avenida, também conquistou uma Copa Federação Gaúcha de Futebol.
O clube é da cidade de Ijuí e não conta com grandes ou conhecidos nomes. Porém, tem um elenco que tem como característica a experiência da grande maioria dos atletas, que estão na faixa dos 29, 30 anos.
Os goleiros são Gabriel Félix, Pablo Batista e Rafael Roballo; defensores são Rafael Goiano, Lucas Evangelista, Diego Rocha, Mizael, Richard Thalheimer, Leandro Camilo, Lucas Sampaio, Márcio Goiáno, Ricardo Lielli.
No meio tem David Cunha, Moisés, Felipe Guedes, Maurício, Negueba, Lico e Paulinho Santos; no ataque Jarro Pedroso, Laion, Ygor Vinicius, Édipo, Éderson, Álvaro e William Amorim.