O portal “GOAL” fez um levantamento da pontuação dos clubes no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. O Internacional, em quarto lugar, ficou acima do seu maior rival, o Grêmio, mas ficou abaixo de São Paulo, Flamengo e Santos.
Ao todo, o Inter somou 1166 pontos, já Santos, Flamengo e São Paulo fizeram 1194, 1213 e 1271 pontos respectivamente. O Tricolor Gaúcho ocupa apenas a 9ª colocação, com 1065 pontos conquistados em todas as edições do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.
A tabela montada pelo portal Goal é uma medida baseada em vitórias, empates e derrotas, contabilizados a partir de 2003, quando a competição nacional mudou seu formato de disputa e passou a ser disputada por pontos corridos.
Dos quatro primeiros colocados, o Internacional é o único que não conquistou o título do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Porém, o Colorado foi a equipe que mais vezes ficou com o vice-campeonato.
Veja:
Pontos corridos não foram bons para os times do sul
O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado pelo formado de pontos corridos em 2003, o que não foi benéfico para os times do sul do país, que em vinte edições, não conquistaram nenhum título. O último clube sulista a levantar a taça foi o Athlético-PR, em 2002.
Todos os títulos das 20 edições do Brasileirão na era dos pontos corridos foram para os clubes da região sudeste do país. Cruzeiro (3), Santos (1), Flamengo (3), Fluminense (2), São Paulo (3), Corinthians (4), Atlético-MG (1), Palmeiras (3), foram os campeões entre 2003 e 2022.
A duple Inter e Grêmio vivem um longo jejum de títulos do Campeonato Brasileiro. A última taça da competição que veio para o sul foi em 1996, quando o Tricolor Gaúcho conquistou o título. A seca do Internacional é ainda maior, já que o último título Colorado aconteceu em 1979, de forma invicta.