O Internacional vive um longo jejum de títulos, o que vem incomodando o torcedor Colorado. A última conquista do Clube do Povo foi em 2016, quando levantou a taça do Campeonato Gaúcho ao bater o Juventude na decisão.
Em 2023 o Internacional terá a chance de levantar taças, com a disputa do Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. O primeiro compromisso será pela competição estadual, que divide opiniões.
Parte dos torcedores Colorados acreditam que a equipe que disputará o Gauchão deve ser composta por jovens, enquanto outra parte acredita que a equipe deve ir com força máxima em busca do título. Porém, um ponto que é alvo de protestos por parte dos adeptos é o fato que o campeão não receberá nenhuma premiação, dessa forma, o único valor que Inter receberá é da cota de televisão, que será 13 milhões de reais.
Reforços do Inter para a temporada de 2023
O Internacional segue bem modesto no mercado da bola. Enquanto os principais rivais do Colorado seguem se reforçando, o Clube do Povo anunciou apenas o lateral-direito Mário Fernandes, que chega do CSKA Moscou por empréstimo de uma temporada.
Até o momento, foram mais baixas do que reforços. Atletas como o meio-campista Edenilson, o zagueiro Kaique Rocha e o atacante Braian Romero deixaram o Beira-Rio, porém, outros nomes podem deixar o clube, assim como reforços devem chegar.
A diretoria tem como prioridade a contratação de um volante e um atacante. Para o meio-campo o colorado terá o desfalque de Gabriel, que está se recuperando de lesão e deve retornar aos gramados apenas no segundo semestre de 2023.
Para o ataque, a diretoria quer um jogador de mais mobilidade, que consiga abrir espaços, com velocidade e movimentação. A busca se intensificou com a saída do argentino Braian Romero para o futebol mexicano. Para a posição, o Inter tem apenas o titular Alemão, Mikael e recentemente promoveu aos profissionais o jovem Lucca.