O torcedor Colorado tenta esquecer o ano de 2016, quando o clube amargou o primeiro rebaixamento para a Série B em toda sua história. Depois de terminar o Campeonato Brasileiro na 17ª colocação, com apenas 43 pontos, o confirmou sua participação na segunda divisão do ano seguinte.
A temporada daquele ano foi muito conturbada, com quatro treinadores durante a temporada e muitos problemas de irregularidades administrativas. No brasileirão foram apenas 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, ficando com um aproveitamento de 37,7%.
Um dos treinadores que fizeram parte da campanha desastrosa do Internacional no Campeonato Brasileiro de 2016, que resultou no primeiro rebaixamento da equipe na história, foi o técnico Celso Roth. Naquela temporada Roth comandou o Colorado em 22 jogos, sendo seis vitórias, seis empates e dez derrotas.
Agora, o Inter irá reencontrar Celso Roth, mas dessa vez em lados opostos. Roth é o treinador do Juventude, primeiro adversário do Internacional no Campeonato Gaúcho e poderá atrapalhar o planejamento do Clube do Povo no estadual. A estreia das equipes no Gauchão está prevista para acontecer no próximo dia 21 (sábado), às 19h, no Beira-Rio.
Internacional terá vantagem sobre o Juventude
O Juventude não viveu sua melhor temporada em 2022. A equipe gaúcha foi rebaixada para a segunda divisão. Por isso, a diretoria vem realizando uma reformulação no elenco para voltar à elite do futebol nacional.
Com a estreia no campeonato estadual marcada para o dia 21, o técnico Celso Roth vem tentando melhorar o time, mas o longo período de preparação causou alguns problemas ao treinador. Ao todo foram 4 atletas lesionados.
O atacante Daniel Cruz, ex-Athletico-PR, o também atacante Daniel Aires, o zagueiro Zé Carlos e o meia Gabriel Tota. Os três primeiros sofreram lesões musculares na coxa, enquanto Tota teve uma lesão de ligamento no tornozelo.
O Diretor Executivo de Futebol do Juventude, Júnior Chávare, confirmou que os atletas lesionados serão desfalques na estreia no Campeonato Gaúcho diante do Internacional. “Nenhum deles está à disposição para a estreia no Gauchão. Todos eles ficam de três a cinco semanas fora”, afirmou o diretor.