No último sábado (7), o Internacional comunicou a rescisão de contrato com o meia-atacante Taison, que irá defender o PAOK, da Grécia. Pelo seu novo clube, o ex-camisa 7 Colorado irá reencontrar dois antigos conhecidos.
No velho continente, os rostos conhecidos não serão vistos dentro de campo, mas sim, fora dele. José Boto é diretor esportivo do clube grego e foi dirigente do Shakhtar Donetsk, clube que Taison defendeu por oito temporadas.
O outro velho conhecido é Razvan Lucescu, atual treinador da equipe grega, filho de Mircea Lucescu, técnico responsável por levar Taison para o Shakhtar, depois de uma passagem pelo Metalist, clube também da Ucrânia.
Do atual elenco do PAOK, Taison terá somente um companheiro brasileiro, o meio-campista Douglas Augusto, que atua no clube grego desde 2019. O jogador de 25 anos surgiu para o futebol nas categorias de base do Fluminense e ainda atuou por Corinthians e Bahia.
O único jogador nascido no Brasil que será companheiro de Taison é Douglas Augusto, que defende as cores do PAOK desde 2019. O meio-campo de 25 anos é cria das categorias de base do Fluminense e no futebol brasileiro passou ainda por Corinthians e Bahia.
Última passagem de Taison pelo Internacional
Taison iniciou sua carreira no futebol vestindo as cores do Internacional em 2008, ano em que conquistou a taça da Copa Sul-Americana. No ano seguinte, foi destaque da equipe, sendo o artilheiro do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil. Sua primeira passagem pelo Beira-Rio terminou em 2010, quando foi negociado com o Metalist, da Ucrânia por mais de 13 milhões de reais. De 2008 a 2010, foram 135 jogos e 35 gols marcados pelo Inter.
No Metalist, Taison permaneceu por duas temporadas, de 2010 a 2012, fazendo 83 jogos e marcando 20 gols. Seu destaque no futebol ucraniano fizeram com que o Shakhtar Donetsk o contratassem. Por seu novo clube participou de 8 temporadas, se tornando um dos maiores da história do time. Foram 299 jogos, 55 gols marcados e 15 títulos conquistados.
Sua segunda passagem pelo Internacional começou em 2021, após deixar o Shakhtar, Taison retornou ao Beira-Rio, onde permaneceu até o último sábado (4), quando teve seu contrato rescindido. Desta vez, sem tanto sucesso, o meia-atacante deixou o clube sem ter conquistado títulos, com 63 jogos e oito gols marcados.