Após ser duramente criticado pela mídia e alguns torcedores por não ter defendido nenhum pênalti na eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, o ex-Inter Alisson Becker vem salvando o Liverpool, que nesta temporada está fazendo uma campanha decepcionante na Premier League.
Segundo uma matéria feita pelo Torcedores.com, “De acordo com levantamento do perfil Central Liverpool Brasil, o goleiro brasileiro garantiu quase metade dos pontos que o clube possui na Premier League. Se não fossem pelas atuações inspiradas do atleta, a equipe estaria na zona de rebaixamento do campeonato inglês com apenas 15 pontos, empatada com o rival Everton.”
“O perfil explicou que a pesquisa levou em conta as estatísticas de defesas difíceis, pênaltis defendidos e assistências em jogos que o Liverpool empatou ou venceu por um gol de diferença. Sendo assim, utilizando o site Sofascore como base, é possível notar a grande influência do goleiro nos pontos conquistados da equipe. Conforme aponta o site, a cada jogo do Liverpool, Alisson faz em média 3.4 defesas, salvando 72% dos chutes que vão em direção ao gol.”
Alisson The Best?
Apesar do desempenho ruim dos Reds, o ex-arqueiro do Colorado está na lista de melhores goleiros do mundo e vai disputar o prêmio The Best com Courtois, Ederson, Emiliano Martínez e Bono.
O ex-jogador do Inter acumula duas participações em Copas do Mundo (2018 e 2022), além de conquistas como a Premier League e a Liga dos Campeões da Europa. Apesar disso, o goleiro do Liverpool não entra como o favorito a levar o troféu por conta da eliminação precoce da Seleção Brasileira no Mundial do Catar e da campanha ruim dos Reds nessa temporada.