A expectativa por um Gre-Nal em 2023 ganhou um tempero a mais com a chegada de Luís Suárez ao Grêmio para a temporada deste ano. Mas não será a primeira vez que o uruguaio teve o Internacional pela frente em grandes jogos.
Em 2006, quando ainda tinha 19 anos e defendia o Nacional, do Uruguai, Luisito Suárez encontrou o Inter pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, e conheceu o zagueiro Ediglê. As recordações para o uruguaio não são muito boas.
Em uma partida muito dura, o Colorado saiu atrás no placar, mas buscou a virada com Jorge Wagner, de falta, e Rentería, que marcou um golaço. Para segurar o placar, o técnico da época, Abel Braga, chamou o zagueiro Ediglê para segurar o placar
Durante entrevista, o ex-zagueiro do Beira-Rio relembrou o lance que ficou marcado naquela partida. Em uma dividida com Suárez, Ediglê deu um pisão no uruguaio e acabou sendo expulso.
“As recordações que eu tenho daquele jogo são de uma partida muito dura, sendo que o Nacional era muito forte dentro da sua casa. Naquele campo pequeno tinha muita pressão. O jogo estava muito pegado e o Suárez catimbando muito. Eu ali no banco já estava me coçando, louco para entrar e dar umas nele (risos)”, disse Ediglê na entrevista.
“Até que o Abel me chamou para entrar e fechar o time para garantir o resultado. Logo aconteceu o lance da dividida. Acabei dando aquela entrada nele. Fui muito forte na dividida, porque sabia que ele era maldoso. Mas a grande lembrança que eu tenho é de ter sido campeão da América”, concluiu o ex-zagueiro.
Naquele mesmo ano, depois de passar pela equipe do jovem Luís Suárez, o Internacional também passou por LDU, do Equador, Libertad, do Paraguai, e conquistou o primeiro título da Libertadores ao bater o São Paulo na decisão.
Veja o lance de Ediglê com Luís Suárez:
Primeiro Gre-Nal de 2023
Enquanto o Grêmio passou por uma grande reformulação em seu elenco que disputou a segunda divisão no ano passado, contratando 10 jogadores para a temporada de 2023, o Internacional se preocupou em manter os principais jogadores que ficaram com o segundo lugar do Brasileirão da Série A.
O Tricolor é o responsável pela principal contratação do futebol brasileiro até aqui, ao anunciar o reforço do uruguaio Luis Suárez. E ele acaba se tornando um atrativo a mais para um dos maiores clássicos do país, o Gre-Nal.
Depois de quase um ano, as duas equipes irão se enfrentar, já que não aconteceu o embate no Campeonato Brasileiro de 2022, devido a diferença de séries. Mas o torcedor já pode esperar pelo confronto de 2023, já que o clássico está para acontecer no dia 4 de março, em um sábado, pela penúltima rodada do Gaúchão. O duelo acontecerá na Arena OAS, diferente do ano passado, que aconteceu no Beira-Rio.