O Internacional participou do Mundial de Clubes pela última vez no ano de 2010, após ser campeão da Copa Libertadores da América. Apesar das altas expectativas geradas, o Colorado não fez uma boa competição e acabou encerrando na terceira colocação.
O Clube do Povo jogou contra o Mazembe da República Democrática do Congo nas semifinais, com a expectativa de que iria avançar para a final e enfrentar a Inter de Milão, porém não teve sucesso. A equipe foi derrotada por 2 a 0 e caiu para a disputa de terceiro lugar.
O Internacional enfrentou o Seongnam da Coreia do Sul e saiu vitorioso com uma vitória por 4 a 2. Os gols foram marcados por Tinga, Alecsandro (2x) e D’Alessandro. O jogo acabou surgindo como uma forma de dar uma resposta após o vexame contra o time do Congo.
A campanha do Internacional lembra a do Flamengo, já que a equipe carioca foi eliminada nas semifinais contra o Al-Hilal. O clube teve que participar da disputa do terceiro lugar mesmo com a expectativa de disputar a final contra o Real Madrid.
Inter pode disputar o Mundial de Clubes
O Internacional terá mais chances de participar do Mundial de Clubes após a criação do novo formato do torneio. A Fifa ainda não concedeu detalhes sobre a competição, mas a tendência é de que mais times sul-americanos e europeus sejam envolvidos.
A iniciativa surge depois de uma reunião do Conselho da Fifa, através de solicitações realizadas pela Conmebol e UEFA. É provável que o torneio leve times que fizeram boas campanhas em competições como Libertadores, Champions League, Sul-Americana e Europa League.
O Internacional está de olho nas mudanças e pode ser beneficiado com uma participação no Mundial de Clubes mesmo sem conquistar o título.