O Internacional acabou se dando bem no mercado, onde contratou um volante que brilhou na disputa de uma Copa do Mundo. A janela de transferências do Colorado estava bastante parada no quesito contratações, pelo menos até agora. A situação mudou e o time gaúcho encaminhou o acerto com um atleta que já destruiu uma das Seleções mais tradicionais desta década.
A contratação de Charles Aránguiz foi encaminhada depois que um dirigente colorado foi até a Europa para acertar um pré-contrato com o jogador. O chileno só possuía vínculo com o Bayer Leverkusen até a metade do ano e, apesar de ter vivido bons momentos por lá, não estava nos planos de renovação, basicamente ficando livre para acertar seu destino, que é voltar para Porto Alegre.
Sua passagem pelo Colorado pela primeira vez começou em 2014, logo após a Copa do Mundo do Brasil, onde o atleta veio e deixou sua marca. Aquele ano foi bastante especial para o Chile e também para Aránguiz, que concretizou um feito histórico. Naquele ano, a Seleção de seu país acabou levando a pior no sorteio da fase de grupos, onde fez história.
No grupo com a Holanda, que foi semifinalista daquela edição e finalista da última, e com a Espanha, grande campeã da Copa do Mundo de 2010, o Chile ainda conseguiu se destacar. Na época, depois de uma vitória contra a Austrália, o time de Aránguiz entrou em campo contra a Espanha podendo garantir a classificação, o que fez, e com gol do jogador do Internacional.
Reforço do Inter só caiu para o Brasil
Depois de duas vitórias e uma derrota, para a Holanda, a Seleção Chilena acabou avançando em segundo para o mata-mata, onde pegou os donos da casa. Contra o Brasil, aquele time até que foi bem, mas acabou sucumbindo nos pênaltis. Porém, Aránguiz, agora no Inter de novo, e seus conterrâneos acabaram ficando na história ao derrubar a poderosa Espanha.