A FIFPro, sindicato mundial de jogadores de futebol, divulgou os indicados à seleção do ano (período entre agosto de 2021 e dezembro de 2022). Um ex-jogador e torcedor do Inter se fez presente na lista de forma surpreendente.
O goleiro Alisson, do Liverpool, é um dos três goleiros indicados, juntamente com Courtois (Real Madrid) e Emiliano Martinez (Aston Villa). Além dele, outros três brasileiros foram eleitos: o zagueiro Thiago Silva, o meio-campista Casemiro e o atacante Neymar.
A indicação de Alisson foi vista como uma surpresa para muitos, já que ele foi criticado durante a disputa da Copa do Mundo no Catar e cometeu algumas falhas pelo Liverpool. Ídolo na Inglaterra, o atleta defendeu as cores do Colorado no passado.
Em contrapartida, o atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, não se fez presente na lista entre os sete atacantes nomeados. A indicação acabou sendo uma surpresa e contou com os seguintes nomes: Benzema, Haaland, Lewandowski, Mbappe, Lionel Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.
FIFPro definirá a seleção do ano em breve
A seleção do ano será conhecida durante o Fifa The Best, no próximo dia 27 de fevereiro, em Paris, na França. As indicações para a seleção do ano costumam gerar polêmica por conta das escolhas. O sistema de escolha permite que os atletas participantes da FIFPro decidam os nomes.
A seleção do ano da FIFPro é conhecida desde 2006 e conta com a votação de 60 mil afiliados à organização. Eles votam nos três melhores para cada posição: goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes. Os mais bem votados são indicados à lista final.
Mesmo com as falhas recentes, Alisson é considerado um dos melhores goleiros do mundo e tem chances consideráveis de fazer parte da seleção ideal da FIFPro. A lista final será decidida através de uma série de especialistas no futebol.