A Fifa definiu o número de vagas para cada federação no novo Mundial de Clubes que será disputado a partir de 2025. A competição terá 32 participantes e envolverá uma maior quantidade de representantes das entidades de cada continente.
O novo formato ainda não teve uma sede divulgada, mas será disputado como a Copa do Mundo, de quatro em quatro anos. O modelo terá muitas diferenças em relação ao Mundial atual, que é disputado com apenas sete representantes.
Com isso, recentemente viralizou um vídeo do presidente da Fifa, Gianni Infantino, falando sobre o novo Mundial de Clubes. Na gravação, o mandatário destaca que esse será “o primeiro real e verdadeiro” torneio do mundo, porém, ele acabou sendo mal interpretado.
“O Novo Mundial de Clubes da Fifa será a competição que toda pessoa, toda criança, qualquer um que goste de futebol, está esperando. É o primeiro real e verdadeiro Mundial de Clubes, em que os melhores clubes do mundo vão competir. E vai ser grande porque, por definição, os melhores jogadores estão nos melhores times, e os melhores times vão jogar o Mundial de Clubes da Fifa”, disse Infantino.
A gravação acabou sendo levada de forma equivocada por alguns torcedores, que entenderam que ele estava desconsiderando os vencedores das edições anteriores do torneio. Na verdade, a Fifa continuará considerando os mundiais anteriores.
Inter continua campeão do Mundial de Clubes
Com isso, o Internacional segue sendo considerado como campeão do mundo, já que conquistou o Mundial de Clubes em 2006. Além do Colorado, apenas outros dois brasileiros são campeões no atual formato do torneio: Corinthians e São Paulo.
O Clube do Povo segue em busca de mais títulos e está atento à possibilidade de disputar a próxima edição do Mundial de Clubes. Para isso, o Colorado precisa fazer uma campanha relevante na Copa Libertadores da América.