Casa do Grêmio antes da criação da Arena, o Estádio Olímpico Monumental foi abandonado nos últimos anos. O terreno foi desativado pelo Tricolor Gaúcho após a construção da nova Arena, deixando de receber os cuidados de alguma instituição para sempre.
O Olímpico era querido pela torcida do Grêmio e foi considerado por muitos anos um dos estádios mais históricos do futebol brasileiro, porém teve que dar espaço para a chegada das arenas. O Tricolor optou pela mudança visando uma maior exploração econômica.
O estádio abandonado ainda está sob posse do Grêmio, que destina cerca de R$ 100 mil mensais das contas para o Olímpico. O clube tem apenas 13 pessoas trabalhando no local (divididos entre seguranças e responsáveis pela manutenção).
Em entrevista concedida ao Globo Esporte na época que era presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior destacou que o estádio sofre invasões. O Olímpico é alvo de moradores de rua e usuários de drogas.
“À noite você não consegue impedir as invasões. Tem gente que vai lá e dorme. Tem gente que toma aquele lugar para fazer um cantinho de uso de drogas”, disse o ex-presidente do Grêmio. Confira como está a antiga casa do Tricolor Gaúcho:
Olímpico foi o salão de festas do Inter
O Olímpico foi responsável por jogos históricos do futebol brasileiro, inclusive com a presença do Internacional. O Colorado conquistou vários títulos na antiga casa do Grêmio e travou várias batalhas contra o seu principal rival em Porto Alegre.
Apesar de ser um palco histórico para o futebol, o Olímpico não será mais utilizado por clubes e já teve o futuro definido. O estádio será demolido, mas a situação depende de uma disputa nos bastidores entre o clube, uma construtora e a Prefeitura de Porto Alegre.