O escudo do Internacional acabou sendo recriado recentemente e pegando os torcedores do time gaúcho de surpresa com a situação. O avanço da inteligência artificial vem permitindo algumas novas situações para diversos artistas que estão usando algumas ferramentas para reimaginar algumas artes que já são tradicionais no cenário brasileiro e mundial, como os brasões dos times de futebol.
Utilizando a IA, inclusive, que o designer Obadias Souza botou a mão na massa em mais uma oportunidade, dessa vez para brincar com novas possibilidades em cima dos escudos. O artista visual já tinha ficado conhecido recentemente por realizar o mesmo processo nos mascotes dos clubes mais tradicionais do país. Confira como ficou o Saci do Internacional.
Dessa vez, Obadias acabou realizando uma reedição da brincadeira e produziu os escudos dos times com ajuda de softwares de inteligência artificial, mas também usando a sua habilidade. O designer utilizou primeiramente o ChatGPT, depois partiu para o gerador de texto para imagem Midjourney, que faz parte do Discord, finalizando com algumas mudanças no Photoshop.
A criação dos novos escudos foi assunto do artista em uma entrevista ao ge, onde explicou o processo de criação dos modelos. “Usei o ChatGPT para dar as ideias dos escudos. O software ajudou na criação dos comandos. E a sugestão que eu utilizei foi a de escudos futuristas. Antes do ChatGPT eu fiz várias tentativas e não gostei de nenhum”, disse.
“Eu entendo que a identidade de um time é o escudo. É uma tradição, e mudar isso pode desagradar seus torcedores. Mas temos que estar abertos sempre para as mudanças”, disse Obadias que fez uma nova versão do escudo do Inter e de mais diversos times tradicionais do Brasil, algo que repercutiu nas redes sociais assim como os mascotes anteriormente.