O Grêmio acabou passando uma vergonha gigantesca recentemente e se igualou a times como Paysandu e Figueirense no cenário nacional. Aquela velha frase usada de “time grande não cai” pode até ter caído em desuso nos últimos anos, mas tudo tem limite, ainda mais quando essas quedas ficam cada vez mais frequentes entre determinados times ditos de expressão.
É difícil para que os times se mantenham em campanhas consistentes todos os anos, mas alguns times já vêm acumulando algum histórico de vergonhas, não permitindo que os adversários se surpreendam com o padrão desenvolvido. Como é o caso do Super Grêmio, que já alcançou a marca histórica de ter conquistado três vezes, mas não de título, mas sim do rebaixamento para a Série B nacional.
O time gaúcho acabou visitando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro em três oportunidades em toda a sua história. O primeiro deles aconteceu em 1991, sendo seguido por mais um em 2004 e o último, bem recente, em 2021. Inclusive, o Tricolor de Porto Alegre não joga na elite do futebol nacional desde o ano citado acima, sem contas as dificuldades para subir à elite em 2022.
A análise desse passado do Grêmio fica ainda pior quando um levantamento recente acabou trazendo informações sobre os demais times que também caíram da Primeira Divisão três vezes, assim como o time de azul. Em sua maioria, os dados apontam que a lista é composta, em sua maioria, por alguns clubes de menor expressão no cenário nacional e muitos deles que não voltaram mais.
Grêmio iguala marca “incrível” de rebaixamentos
Confira o levantamento feito por Glauber CG nas redes sociais:
- América-RN
- Athletico-PR
- Bahia – CSA
- Figueirense
- Guarani
- Joinville
- Náutico
- Paraná
- Paysandu
- Ponte Preta
- Portuguesa
- Botafogo
- Grêmio