O Grêmio conquistou o acesso para a primeira divisão na temporada passada, após fazer uma campanha de altos e baixos na Série B. Para ficar entre os quatro primeiros, o Tricolor Gaúcho contou com a presença de diversos atletas experientes.
Após o acesso, o Grêmio começou a preparação para o Campeonato Brasileiro e definiu a permanência de jogadores como Diego Souza, Lucas Leiva, Thiago Santos e Pedro Geromel. O clube ainda anunciou reforços como Luis Suárez e Vina. Com isso, se tornou o elenco da Série A com a maior quantidade de veteranos.
O Grêmio tem 13 jogadores com 30 anos ou mais no elenco e a quantidade preocupa para a continuidade da temporada. O número de veteranos pode atrapalhar a questão física e fará o técnico Renato Portaluppi ter vários desfalques durante o ano.
O Internacional, por sua vez, vive situação bem diferente em relação ao Grêmio. O grupo do Colorado é bem mais jovem e tem uma quantidade de veteranos bem menor: são apenas oito. Os jogadores mais velhos do clube são o zagueiro Rodrigo Moledo e o atacante Luiz Adriano (ambos com 35 anos).
Comparação de elencos entre Inter e Grêmio
Confira quem são os atletas veteranos de Internacional e Grêmio:
Internacional – 8 jogadores:
- Rodrigo Moledo (35 anos)
- Renê (30 anos)
- Mário Fernandes (32 anos)
- Gabriel (30 anos)
- Carlos de Pena (30 anos)
- Alan Patrick (31 anos)
- Pedro Henrique (32 anos)
- Luiz Adriano (35 anos)
Grêmio – 13 jogadores:
- Kannemann (31 anos)
- Bruno Alves (31 anos)
- Bruno Uvini (31 anos)
- Pedro Geromel (37 anos)
- Diogo Barbosa (30 anos)
- Reinaldo (33 anos)
- Fábio (32 anos)
- Lucas Silva (30 anos)
- Lucas Leiva (36 anos)
- Thiago Santos (33 anos)
- Vina (31 anos)
- Luís Suárez (36 anos)
- Diego Souza (37 anos)