O Internacional está estudando a possibilidade de embolsar um valor previsto na negociação pela venda do atacante Yuri Alberto, que foi transferido do Zenit ao Corinthians. A informação é do jornalista Leonardo Meneghetti.
Inicialmente, durante a transferência de Yuri ao Zenit, o Colorado acertou a manutenção de 10% do valor de uma futura transferência por parte dos russos. Mesmo assim, o clube não recebeu nenhum centavo na venda do atacante ao Corinthians.
O imbróglio ocorreu, pois o Timão montou uma operação envolvendo cinco jogadores para conseguir efetuar a compra de Yuri Alberto. O clube ficou com 50% dos direitos econômicos do centroavante, enquanto a outra metade continuou com os russos.
A questão é que o Corinthians não gastou nenhuma quantia financeira para concretizar a negociação. O clube envolveu cinco atletas para permanecer com Yuri: o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, o meio-campista Du Queiroz e os atacantes Mantuan e Pedro.
Por conta disso, o Internacional não recebeu nenhuma quantia na transferência. Porém, no entendimento do Colorado, a quantia repassada ao clube deveria ser calculada com base no valor de mercado dos jogadores envolvidos.
Os gaúchos trabalham no valor de 30 milhões de euros (R$ 169 milhões) por cada jogador do Corinthians que foi transferido. A quantia faria o Colorado ter direito a 10% (3 milhões de euros, algo em torno de R$ 16,9 milhões).
Inter aguarda o recebimento do dinheiro
O Internacional pretende tratar de forma amigável com o Zenit e o Corinthians para que ocorra o repasse do dinheiro. A expectativa da direção é de que as partes consigam chegar em um valor determinado para saber a quantia total da operação.
O entendimento é de que o clube responsável pelo pagamento será o Zenit, já que os paulistas destacaram que não são os responsáveis pelo repasse do dinheiro. Em caso de negativa dos russos, o Inter deve preparar provas para levar o caso à Justiça.