No fim da noite da última sexta-feira (24), o Grêmio recebeu uma notícia devastadora. O Tricolor Gaúcho está fora da entidade Futebol 7 Brasil. Além disso, a competição que aconteceria em Gramado-RS, foi cancelada.
Confira o comunicado oficial da Futebol 7 Brasil
Informamos que está cancelado o evento Taça Gramado de Futebol 7, competição que seria realizada em Gramado-RS pela Futebol 7 Brasil, com condições previamente estabelecidas entre a F7B, o Grêmio Fut7, equipe licenciado pela clube e a Secretaria de Esportes de Gramado.
Um dia após a F7B reiterar mais uma vez ao clube anfitrião que as condições previamente estabelecidas em carta acordo deveriam ser mantidas e que os times adversários não iriam se submeter a interesses unicamente exclusivos dos patrocinadores deste clube, o representante do Grêmio deixou de responder as mensagens da Futebol 7 Brasil.
Através de um esforço imensurável a Futebol 7 Brasil aceitou inclusive retirar do evento a marca do seu próprio patrocinador master da temporada, que inclui todos eventos da F7B, para não haver conflito de interesse com o patrocinador do clube anfitrião, mas não aceitou que os clubes visitantes passassem pelo constrangimento de se submeter a ativações comerciais do time licenciado que representa o Grêmio.
Respeitamos os patrocinadores dos clubes e por este motivo a própria Futebol 7 Brasil havia realizado acordo de transmissão televisiva deste evento, gerando enorme visibilidade ao patrocinador do time licenciado pelo Grêmio.
A F7B informou que não iria ficar mandando equipes todos os meses até Gramado em eventos fora do calendário oficial para que o time de futebol 7 do clube possa criar uma agenda paralela afim de atender seus interesses comerciais, tampouco iria obrigar os adversários a colocarem ex-jogadores e influencers em suas equipes para haver equilibrio nas partidas.
O esporte é feito de calendário, organização, isonomia, imparcialidade e não há patrocinador de nenhum clube e dinheiro algum que irá se sobrepor aos interesses coletivos do esporte.
Nesta sexta-feira (24/03) o representante do Grêmio Fut7, equipe licenciada pelo clube, não respondeu mensagens, tentou ir diretamente em clubes filiados de todo o país, na tentativa de atropelar a F7B em busca de seus interesses individuais.
No final do dia publicou uma carta de desligamento fazendo com que clubes adversários no evento de Gramado-RS, como Atlético, Criciúma e Figueirense, filiados a F7B tivessem enorme prejuízo econômico, inclusive com transporte aéreo já comprado pela equipe paranaense.
O comunicado foi similiar ao movimento irresponsável de 2021, em que largaram a temporada na metade após uma derrota para o Resenha (PI) e cumpriram um ano de suspensão na Futebol 7 Brasil, retornando somente em 2023. Tendo em vista o abandono do clube e o prejuízo causado aos demais clubes será aplicada a suspensão conforme regulamento geral de competições, em que além do clube os atletas estarão impedidos de se transferir para quaisquer outras equipes da Futebol 7 Brasil.
Recentemente o dirigente do time licenciado pelo Grêmio propôs publicamente um evento de inscrição de um milhão diante da SA Betesporte, mas no privado desistiu. Agora propôs um evento de inscrição de um milhão diante do Resenha e depois de tudo certo e divulgação iniciada criou uma situação de desligamento da F7B, sabendo que o Resenha jamais participaria de um evento com este investimento sem a Futebol 7 Brasil mediando o confronto.
Lamentamos profundamente pela situação dos atletas, que aceitaram o convite do time licenciado pelo Grêmio Fut7 para participar das maiores competições nacionais e internacionais, e que agora terão que participar de competições feitas pelo próprio clube para atender os interesses promocionais do seu patrocinador.
O Grêmio FPBA é muito maior do que o licenciado que usa a sua camisa no Futebol 7.
A todos os demais clubes agradecemos as centenas de mensagens de apoio, pois a Futebol 7 Brasil é a casa dos gigantes e grandeza é respeitar clubes, atletas e instituições.