No último domingo (26), o Internacional entrou em campo pela partida de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho de 2023. Os comandados de Mano Menezes receberam o Caxias, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre e foram eliminados do estadual nas penalidades.
Apesar do resultado esportivo ter sido ruim dentro de campo, fora dele as coisas saíram do controle. Durante as cobranças de pênalti uma confusão começou com Matheus Dias, do Inter, e Guedes, do Caxias. Ambos se desentenderam e foram expulsos pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein. Os ânimos foram apaziguados, mas a situação piorou com a classificação dos visitantes.
Wesley, que decretou a classificação para a final do Gauchão e pertence ao Grêmio, fez um gesto provocativo para a torcida do Inter e causou uma briga generalizada. Durante a confusão, as imagens da transmissão de TV flagraram uma agressão de Rodrigo Moledo a Guedes, do Caxias, e vários outros jogadores dos dois times.
A procuradoria do TJD-RS denunciou o Internacional e mais 11 jogadores por invasão e briga. Na súmula, o árbitro Rafael Klein puniu Émerson Júnior, John, Gabriel Baralhas, Alan Patrick e Rodrigo Moledo. Antes, Carlos De Pena e Matheus Dias, durante os pênaltis, já haviam levado o cartão vermelho. Pelo lado do Caxias, Wesley, Guedes e Marciel foram expulsos. Além desse atletas, o zagueiro Gabriel Mercado também foi denunciado, após flagra nas imagens de TV.
Multa pro Inter?
A pena prevista vai de multa até R$ 100 mil, mas há uma citação que quando a “desordem ou invasão for de elevada gravidade, pode ocorrer perda de mando de campo de um a 10 jogos”. A denúncia deve publicada pelo TJD nesta quinta-feira (30).