O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que é torcedor do Vitória na Bahia. A declaração foi dada durante a cerimônia de apresentação da taça da Copa do Mundo Feminina, nesta quinta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O troféu está viajando para os 32 países que vão disputar o mundial. A competição será disputada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. As atletas brasileiras vão em busca do primeiro título da história para o país.
Enquanto esteve na cerimônia, Lula falou sobre a afinidade que possui com o Vitória ao cumprimentar Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele ainda revelou que o time de Ednaldo é o mesmo que o dele.
“Primeiro queria cumprimentar nossos convidados, o presidente da CBF, Ednaldo. Companheiro baiano de Vitória da Conquista, torcedor do Vitória, time que eu torço também, apesar da maioria dos meus amigos serem torcedores do Bahia”, disse o presidente.
Lula ainda ressaltou a candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo Feminina em 2027. O presidente destacou a realização do Mundial em 2014 e afirmou que a infraestrutura do país é uma vantagem para receber o próximo torneio.
“Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”, afirmou Lula.
Brasil quer evoluir no futebol feminino
O presidente ainda assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. A medida, implementada pelo Ministério do Esporte, prevê a promoção de medidas para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no Brasil.
O decreto prevê que o Ministério do Esporte elabore um diagnóstico da situação atual do futebol feminino. A partir disso será realizado um plano de ações até 2025 para a implementação da estratégia.
A medida é enxergada como positiva para o ponto de vista do Internacional. O Clube do Povo é um dos que mais apoia o futebol feminino e conta com um dos melhores departamentos do país.